Instituto Politécnico de Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma instituição pública de ensino superior, cuja cultura institucional se caracteriza pela riqueza proveniente da diversidade e singularidade próprias de cada uma das seis escolas que o constituem (Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia).O desenvolvimento do IPCB, que assenta em pilares claramente identificados no seu plano estratégico, (...)
Escola Secundária Quinta das Palmeiras
A Escola Secundária Quinta das Palmeiras foi criada em 1987 numa fase que correspondeu ao alargamento da escolaridade, à massificação do ensino e à consequente necessidade de aumentar as estruturas educativas. O seu trajeto, de mais de 25 anos, foi feito de muitos obstáculos e vicissitudes que se souberam vencer, encontrando-se, nas dificuldades, as oportunidades para progredir e para crescer - parece ser uma (...)
Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova
O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova foi criado no final do ano letivo de 2001/2002 e atualmente é constituído pela Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, sede do Agrupamento, pelo Jardim de Infância de Sobreira Formosa, Centro Educativo JI + EB1 de Proença-a-Nova e EB1 de Sobreira Formosa.
O nosso Projeto Educativo tem por missão desenvolver um processo de (...)
Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o (...)
EFTA - Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro
A EFTA - Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro é um estabelecimento privado de ensino secundário, resultante da iniciativa de promotores locais, individuais e coletivos, constituída por capitais privados, maioritariamente, e públicos, estes últimos subscritos pela então Região de Turismo da Rota da Luz, tendo a Região de Turismo do Centro, herdado essa participação. Detém, neste momento, (...)
Escola Profissional Agostinho Roseta
A Escola Profissional Agostinho Roseta – Polo de Castelo Branco, ocupa um edifício integrado na Associação Empresarial da Beira Baixa, antiga Nercab, Praça NERCAB, em Castelo Branco, situado junto à zona de lazer da cidade e a alguns dos estabelecimentos de ensino superior que fazem parte do Instituto Politécnico de Castelo Branco (EST, ESALD e ESART).
As instalações são compostas por 7 salas de aulas (...)
Escola Profissional do Fundão
A Escola Profissional do Fundão foi criada em 1992, por Contrato Programa celebrado a 29 de Julho, entre a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial do Fundão, com o Ministério da Educação. No seu primeiro ano de funcionamento, 1992/93, a Escola ministrou um único curso, o Curso Técnico de Serviços Comerciais, no qual se inscreveram 48 alunos, que constituíram 2 turmas.
No ano letivo (...)
Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto
A Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) é uma Escola com História, e como é sabido não há Futuro sem História.
A ESFHP é a Escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto composto por mais 16 estabelecimentos de educação e ensino espalhados por todo o sul do concelho da Covilhã. Este facto, faz da ESFHP a única Escola em todo o Concelho da Covilhã com uma visão global, (...)
Escola Profissional da Sertã
A Escola Tecnológica e Profissional de Sertã ( ETPS) foi criada em 29 de Julho de 1993, data da celebração do contrato – programa que lhe conferiu existência legal, nos termos do disposto no Decreto – lei n.º 70/93 de 10 de Março.
Foram outorgantes, o Estado Português - representado pelo Departamento do Ensino Secundário - a Câmara Municipal da Sertã e a Associação Comercial e (...)
Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense
A ETEPA iniciou a sua actividade em 1992. Tem ao longo do tempo aumentado o número de alunos / turma.
Uma EP tem que sair da sala de aula normal, tem que dar por um lado a oportunidade aos alunos de desenvolverem a sua autonomia, de se confrontarem com estilos de vida diferente, e de por outro lado de os tornar não dispensáveis aos outros, às empresas, às instituições, às pessoas, que os conheçam, que saibam que (...)
Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal
A ETPZP tem sido sem dúvida um exemplo de plena integração da Escola na comunidade. Temos dificuldade em imaginar Pedrógão Grande sem a ETPZP! Esta assume-se sem qualquer preconceito, como um pólo de desenvolvimento da Zona do Pinhal.
Tem sido uma mais-valia para a qualificação técnica das pessoas num contexto de um país em que a desqualificação técnica dos trabalhadores é, (...)
Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque
A missão do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque consiste na prestação à comunidade de um serviço educativo de qualidade, garantindo um ambiente participativo, aberto e integrador, numa escola reconhecida pelo seu humanismo e por elevados padrões de exigência e responsabilidade, valorizando o prosseguimento de estudos e a integração no mundo do trabalho.
Esta missão concretiza-se através de (...)
Escola Profissional da Nervir
A Escola Profissional da NERVIR, foi criada por contrato programa em 16 de Outubro de 1991, celebrado entre o Estado Português (representado pelo antigo G.E.T.A.P) e Associação Empresarial – NERVIR, na época Núcleo Empresarial, representada pelo seu Presidente de então, Zeferino Boal.
A Associação Empresarial – NERVIR, com um espírito dinâmico e inovador, sempre atenta (...)
Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa
Em 15 de Outubro de 1943 por escritura pública lavrada em Lisboa, no Ministério das Finanças, foi pelo Senhor Doutor Júlio de Campos Melo e Matos feita “ doação, pura e irrevogável, de hoje para sempre, ao Estado Português de todos os mencionados bens móveis e imóveis…com as seguintes condições:
- Nas propriedades doadas será instalado um estabelecimento de ensino prático de (...)
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
O Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, constituído atualmente por dez estabelecimentos de educação e ensino, abarca os níveis de ensino Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do Ensino Básico, Ensino Vocacional, Ensino Secundário e Ensino Profissional, serve uma população escolar que abrange um raio de aproximadamente trinta quilómetros, incluindo alunos provenientes dos concelhos de Alandroal, Borba e, pontualmente, de Redondo e Estremoz.
(...)Agrupamento de Escolas do Fundão
O Agrupamento de Escolas do Fundão integra, desde 2012, dez escolas com diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao 12º ano. Com uma oferta educativa e formativa diversificada e um corpo docente estável e dinâmico, o agrupamento é uma referência na região pela qualidade do serviço prestado.
Procurando responder às necessidades de desenvolvimento local e ao perfil diversificado de alunos, a Escola tem vindo a (...)
Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira
O Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira fica situado no concelho de Castelo Branco.
É constituído por 12 escolas, distribuídas por nove freguesias, que abrangem todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.
O Agrupamento de Escolas José Sanches engloba a Escola Básica Integrada de S. Vicente da Beira, os Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo (...)
INETESE - Instituto para o Ensino e Formação
O INETESE – Instituto para o Ensino e Formação, caracteriza-se por um projeto educativo conotado por 25 anos de experiência assentes no desenvolvimento e implementação de tipologias de ofertas formativas diversas (Cursos Profissionais, Cursos de Especialização Tecnológica e Cursos Vocacionais), norteados pela transferência de respostas de formação às reais necessidades do mercado de trabalho, promovendo o (...)
Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade
Os alunos vindos de outros concelhos têm direito a alojamento e alimentação gratuita na residência de Estudantes de Oleiros, assim como os manuais escolares.
Princípios e Valores
Como valores e princípios orientadores para a reformulação do Projeto Educativo do Agrupamento e pensando sempre numa ótica de empreendedorismo, (...)
Instituto Vaz Serra
Os edifícios mais antigos do Colégio Vaz Serra viram a sua primeira pedra lançada pela mão do seu fundador, o Comendador Libânio Vaz Serra, em 19 de Julho de 1950. O externato iniciou o seu funcionamento no ano de 1950, mas o edifício do internato só se concluiu por volta de 1959. Contudo, havia uma residência familiar que albergava já alguns alunos. O Comendador Libânio Vaz Serra, nascido em 1881, visou, ao fundar o (...)