Técnico de Apoio Psicossocial

Agrupamento de Escolas do Fundão

Técnico de Apoio Psicossocial

Coordenador: Armando Fino Gomes

Email: aef@esfundao.pt

Criação: Portaria 1285/2006, de 21 de Novembro Saída profissional – técnico de apoio psicossocial Família profissional – serviços de apoio social Área de formação – 762, trabalho social e orientação Certificação escolar e profissional Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 3. Nível 4 do QNQ Perfil de desempenho do técnico de apoio psicossocial É o profissional qualificado apto a promover, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária. As atividades principais desempenhadas por este técnico são: Planear, organizar, desenvolver e avaliar programas, projetos, ações e atividades que dêem resposta às necessidades diagnosticadas; Colaborar com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas e outras atividades que fomentem e promovam os processos de socialização das crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em atividades de tempos livres; Definir estratégias, métodos e técnicas de intervenção face a cada situação diagnosticada; Identificar recursos, encaminhando, articulando ou criando novas soluções para as situações detetadas; Intervir junto de indivíduos, grupos, comunidades, ou populações com necessidades específicas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sócio-comunitário; Planear, organizar e promover atividades de carácter educativo, cultural, social, lúdico-pedagógico e sócio-terapêutico, em contexto institucional, na comunidade ou no domicílio, tendo em conta as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção e interação sociais; Promover a integração grupal e social fomentando a interação entre os vários atores sociais da comunidade; Elaborar relatórios das atividades; Intervir em escolas, lares de terceira idade, centros de ATL; Realizar atividades complementares de ação pedagógica com vista ao desenvolvimento integral de grupos e/ou indivíduos; Promover o acompanhamento e a reinserção de crianças e jovens institucionalizados; Participar em equipas pluridisciplinares que desenvolvam atividades no âmbito da Educação para a Saúde; Acolher e acompanhar de forma personalizada o doente e seus familiares nos circuitos assistenciais das Unidades de saúde apoiando-os e motivando-os para o tratamento; Realizar atividades complementares de ação terapêutica, tendo em vista o bem estar na recuperação e na integração social plena do doente; Desenvolver atividades lúdico-terapêuticas nas Unidades de Saúde, avaliando e registando a conduta e o desempenho global dos doentes, e acompanhá-los em visitas de estudo relacionadas com a área ocupacional e saídas de socialização; Colaborar na prestação de cuidados de higiene, alimentação e conforto de doentes, tendo em conta o seu grau de autonomia e na manutenção da desinfeção, higiene e conforto das Unidades de Saúde; Efetuar os registos da sua intervenção e recolher as informações que lhe forem determinadas pelos técnicos de nível superior; Desenvolver ações de prevenção primária, secundária, terciária e de redução de danos; Participar em equipas de despiste e acompanhamento dos indivíduos com sida e outras doenças infecto-contagiosas, desenvolvendo atividades complementares de ação terapêutica que promovam a sua reinserção social;; Efetuar o trabalho de rua junto de cidadãos “sem abrigo”, toxicodependentes, prostitutos promovendo a sua reinserção social;

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Apoio Psicossocial